Fale com a
Neurosaber

Nossa história...

O Instituto NeuroSaber de Ensino foi fundado em julho de 2014 com o objetivo de gerar o melhor conteúdo sobre comportamento e neurodesenvolvimento na infância e adolescência, buscando capacitar pais, professores e profissionais para desenvolver e otimizar o potencial de cada criança.

Com experiência na Educação Básica, na Educação Especial, no Ensino Superior e na atuação clínica, a Pedagoga, Psicomotricista, Psicopedagoga e, também, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Luciana Mota Dias Brites, criou em 2014 uma Fanpage na rede social, em que publicava dicas e reproduzia artigos sobre desenvolvimento infantil e adolescente.
Em menos de 1 ano, a NeuroSaber já contava com mais de 100 mil fãs que compartilhavam e interagiam com as postagens da página.

Em 2015, percebendo que seu público necessitava de mais, criou um canal no YouTube, e em menos de 2 meses atingiu a marca de 10 mil inscritos. No mesmo ano, criou quatro cursos online para pais, educadores e profissionais da saúde e educação. Em quatro anos se tornou referência como um canal de disseminação de conhecimentos sobre aprendizado, comportamento e desenvolvimento da infância e adolescência. Atualmente o canal conta com mais de 407.000 inscritos. Na rede social Instagram, a NeuroSaber tem mais de 630.000 seguidores, que se engajam nas postagens e lives promovidas semanalmente, visando disseminar conteúdo de qualidade sobre temas relacionados à saúde, educação e parentalidade.

No ano de 2018, o Instituto NeuroSaber foi escolhido pelo Quintessa – aceleradora de negócios de impacto social – para passar pelo processo de aceleração com o programa de tração, o que possibilitou reestruturação do Instituto, buscando impacto socioambiental gerado através do próprio core business do empreendimento, agregando em seu plano de negócios viabilidade econômica e preocupação social e ambiental, com sua atividade principal beneficiando diretamente pessoas com faixas de renda mais baixas, as chamadas classes C, D e E, que de acordo com o último censo do IBGE, realizado em 2010, correspondiam a 168 milhões de pessoas.

Em 2019 é lançada a Editora NeuroSaber, visando a produção e publicação de material de alta qualidade voltado para crianças, pais, professores e demais profissionais da área educação e da saúde. Todos os materiais seguem os princípios da educação baseada em evidências, com conteúdo proveniente da pesquisa científica em linguagem acessível e com atividades práticas que possibilitam a aprendizagem. Em 2020 foram lançados mais de 15 materiais pela editora.

No ano de 2020 o INSTITUTO NEUROSABER DE ENSINO promoveu o Congresso de Alfabetização: da ciência cognitiva à prática escolar, que reuniu os principais nomes da pesquisa em alfabetização / educação no Brasil e contou com a participação de centenas de pessoas. O Congresso deu origem a um livro de mesmo título, organizado e produzido pela Editora NeuroSaber e que já está em sua 2ª edição.

Também no ano de 2020 foi celebrada a parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Londrina, para oferta de curso de Pós-Graduação em Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: autismo e suas comorbidades, com o objetivo de promover a cooperação interinstitucional técnica e científica sobre neurociência, inclusão escolar e suas interfaces. O curso é ofertado na modalidade EaD e conta atualmente com cerca de 500 alunos. O convênio destaca a responsabilidade na difusão de informações de alta qualidade do INSTITUTO NEUROSABER DE ENSINO e o reconhece como especialista em educação, alfabetização e no estudo dos transtornos de neurodesenvolvimento.

Em 2021 é criado o Comitê Científico com a finalidade de contribuir para a educação baseada em evidências no Brasil a partir da realização de trabalhos e eventos científicos, oferta de cursos de capacitação, bem como continuidade na geração e disseminação de conteúdos e informações científicas sobre educação, comportamento e neurodesenvolvimento na infância.

Atualmente, o Instituto é reconhecido pelas transformações que seus conteúdos impactam na carreira de milhares de profissionais e na vida de crianças, adolescentes e suas famílias.

Missão

Levar conhecimento e materiais de excelência, baseando-se em evidências científicas e amparando-se na neurociência, partilhando conhecimento de forma acessível e transformadora, a fim de formar profissionais altamente competentes, capazes de atender aos anseios da atualidade, gerando impacto na educação e em toda a sociedade.

Visão

Ser referência na educação superior nas áreas de educação e demais áreas correlacionadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, reconhecida pela modernidade e integração efetiva com o mercado de trabalho e com a sociedade.

Princípios

• Trabalhar com conhecimentos cientificamente comprovados, sempre buscando informações atualizadas e avançadas.

• Ser agente de transformação, através do conhecimento acessível e com aplicabilidade prática.

• Ser agente de impacto social pela melhoria da educação para todos, sem exceções.

• Tratar a todos com empatia, integridade e igualdade.

Valores

Respeito à Diversidade

Respeito à diversidade em todos os aspectos (físico, intelectual, cultural, sexual, étnico, religioso etc).

Integridade

Fazer as coisas certas mesmo quando não há ninguém olhando.

Diálogo

Aceitação de diferentes pontos de vista, convivência harmônica entre contrários e diálogo como exercício da crítica.

Inovação

Combinar recursos que gerem novas ideias, soluções, processos e produtos de uma maneira original, inovadora, criativa e com qualidade.

Empatia

O que eu quero para mim, eu quero para o outro e o que não faço para mim, eu também não faço para o outro.

Comunicação

Ser assertivo, claro e objetivo na organização das ideias e na hora de transmiti-las.

Acessibilidade

Prover acessibilidade no que está sendo proposto, a tods, sem exceção.

Responsabilidade

Estar ciente que está proporcionando uma entrega de valor em tudo o que está se propondo a fazer.